Plano de Carreira

A nossa carreira é uma trajetória não linear e cheia possibilidades que surgem todos os dias. É uma área da nossa vida que participa ativamente em mais ou menos 60% dos nossos anos de vida. Ela precisa de planejamento e gestão como qualquer outra. Temos na área da saúde, por exemplo, um planejamento de vacinação, alimentação, estilo de vida, exames por fases da vida etc. Isso nos traz maior segurança e bem-estar, não é mesmo?

Então, na nossa carreira não deve ser diferente! Para ser bem-sucedida, nossa carreira precisa de planejamento e acompanhamento. E esse é o papel de um plano de carreira. Por isso, o plano de carreira funciona como um guia que acelera a ascensão profissional e aproxima o sucesso das pessoas no trabalho.

Seguem abaixo algumas dicas para elaborar um plano de carreira mais efetivo e com reflexões importantes nos dias de hoje:

1° passo) Antes de traçar um plano de carreira é importante a pessoa trabalhar bem o seu Estado Atual:

  • Trabalhar o autoconhecimento. Conhecer suas habilidades, competências pontos fortes e pontos a desenvolver.
  • Pensar na sua realização e satisfação na carreira até hoje. O que precisa e gostaria de mudar?
    Saber onde quer chegar: Qual meu objetivo hoje? Onde quero e acredito que posso chegar? Em quanto tempo? Sugerimos um objetivo que se possa alcançar me no máximo 2 anos para não ficar muito longe, ok?
  • Pense em questões e oportunidades do ambiente em que você está inserido para expandir sua consciência para novas possibilidades! O momento das novas leis trabalhistas é um exemplo disso. Como pode aproveitar este momento desta mudança para gerar oportunidades diferentes no seu nicho de mercado?
  • É importante aqui, ser realista e estipular metas alcançáveis. Por isso é tão importante que ele seja pensado para a sua situação profissional: para que ele faça sentido para você! Trace metas que você tenha convicção de que conseguirá atingir. E não deixe de ser ambicioso por medo. Isso contribuirá para que você veja os resultados que alcançar ao longo da jornada e, assim, se manter motivado.

Este passo é muito importante para conseguir mensurar na linha do tempo tudo o que precisa ser desenvolvido. É com base no que precisa hoje que as ações devem ser priorizadas.

2º passo) Cruze seu Estado Atual com o seu Objetivo e responda:

  • O que preciso desenvolver para alcançar meu objetivo?
  • Quais as competências que preciso desenvolver?
  • Quais os cursos e experiências me ajudarão a conquistar meu objetivo?
  • Qual é o investimento financeiro que preciso?

Este passo vai elencar as suas necessidades para conquistar seu objetivo em tempo e em dinheiro.

3° passo) Precisamos colocar as necessidades em uma linha de tempo.

Como posso adquirir o que falta (necessidades elencadas no passo 2) em 12 ou 24 meses?

Faça um plano de ação desenhado nesta linha do tempo. Depois de visualizar o planejamento na linha do tempo e com todas as ações e realização coloque as atividades importantes para esta conquista em um cronograma! Essa será uma ferramenta importante para medir e acompanhar o seu progresso ao longo dos meses.

DICA: Gostaríamos de deixar uma dica para impulsionar você nesta viagem para o seu plano de carreira! Vamos estruturar o seu plano e enviá-lo para você receber no futuro? Será uma ótima provocação caso você não tenha feito a sua parte do plano ou até mesmo um e-mail que mostra que você precisa comemorar por ter atingido seu objetivo!

Escreva uma carta com o resumo do seu plano e seu objetivo para receber no próximo ano!

Entre no link abaixo e se comprometa com você mesmo!

https://www.futureme.org/

 

Escrito por Bruna Leonardi – Especialista em Carreiras – Cofundadora da WakeUp Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *