O Poder da Minha Rede para Minha Recolocação

As pessoas costumam subestimar a sua própria capacidade de comunicação e de captação de oportunidade através do seu networking. A maioria prefere confiar a comunicação da sua recolocação a terceiros. E tudo bem desenvolver esse caminho também, que é uma excelente forma de multiplicar os seus contatos e contar com o apoio de empresas que trabalham com esse networking de forma profissional. O que quero trazer aqui neste artigo, é o fato de que as pessoas simplesmente “esquecem” o quanto é importante e libertador trabalhar a comunicação do seu objetivo no SEU PRÓPRIO universo: a sua rede de contatos.

Se você investir um tempinho e analisar o seu Linkedin, por exemplo, acredito que você consegue encontrar facilmente de 30 a 50 contatos estratégicos.

E o que seriam esses contatos?

São aquelas pessoas que de alguma forma participaram da sua carreira em algum momento e que podem te indicar para alguém que ligue você ao seu objetivo: líderes, colegas, fornecedores, clientes, amigos, familiares, admiradores, etc. Cada uma dessas pessoas conta com a sua própria rede de relacionamentos, e, o melhor: conhece você de verdade! Pode lhe indicar pelos seus feitos e realizações reais. Acredite: esse tipo de indicação tem um poder muito maior do que você imagina para as empresas.

E a tarefa é simples: entrar em contato e conversar. Por exemplo: pergunte como ela está, conte brevemente do seu momento, ofereça ajuda e mostre como ela pode te ajudar! Simples, né?! Parece que sim… mas as pessoas têm medo, vergonha, insegurança, não querem mostrar fragilidade. Com isso acabam não abrindo portas que podem acelerar muito o trabalho de recolocação.

Seguem abaixo algumas dicas simples para ajudar a você a parar de procrastinar e trabalhar bem a sua própria rede de relacionamentos:

  • Mostre o melhor de você: Quais são seus melhores atributos? Pelo que as pessoas o reconhecem mais? Apresente mais isso para sua rede.

  • Comunique aos seus contatos como você está e o que você deseja. Só assim as pessoas conseguirão realmente te ajudar.
  • Desenvolva mais contatos estratégicos para o seu objetivo! Use e abuse dos filtros de busca do LinkedIn.
  • Seja prestativo e ofereça ajuda às pessoas para construir relacionamentos baseados na confiança e ajuda mutua.
  • Não subestime sua capacidade de ajudar os outros.
  • Faça o “garimpo” nas suas redes e escolha os 50 contatos estratégicos para começar a se conectar. Comunique-se!
  • cadência a este trabalho de comunicação. Invista um tempo para gerar relacionamentos suetntáveis. Cafés, conversas por whatsapp, redes sociais, e-mails, etc.
  • Lembre-se: “Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”.
  • Seja humilde e não crie expectativa em cada contato. Faça sua parte e na hora certa as coisas acontecem.

Por isso, acredite no seu potencial de comunicação.

O NÃO, nós já temos! Precisamos sair da zona de conforto para então buscar O SIM. Não tenha medo de buscar oportunidades trabalhando com uma comunicação assertiva e no desenvolvimento da sua própria rede de contatos.

 

Quer saber mais? Tome um café virtual conosco. Vamos adorar ouvir sobre o seu momento de carreira. Agende aqui.

 

 

Bruna Leonardi

Sócia fundadora da WakeUp e Especialista em Carreira.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *