Você Está Preparado Para Enviar Seu Vídeo Currículo?

Com o objetivo de agilizar e melhorar seus processos seletivos, muitas empresas já vêm utilizando ferramentas ligadas à tecnologia e uma delas é o vídeo currículo. O vídeo currículo é solicitado, na maioria das vezes, no início do processo seletivo como uma das formas de pré-entrevista para conhecer melhor o candidato, ter maior assertividade nas entrevistas pessoais e reduzir o tempo gasto no processo. Essa prática vem ao encontro de um RH ágil, tendência marcante na era digital onde tudo ocorre mais rápido.

O vídeo currículo ajuda também a empresa a conhecer melhor o profissional, possibilitando ao candidato falar e expressar de forma verbal suas habilidades e qualidades de forma mais espontânea e inovadora e indo além da linguagem escrita.

A tendência é que cada vez mais empresas adiram à prática, sendo necessários conhecimentos e habilidades importantes para que você saiba desenvolver um vídeo de forma objetiva e clara, atendendo ao que está sendo requisitado pela empresa.

Essa gravação consiste em uma apresentação em que você poderá responder algumas perguntas, havendo a possibilidade de a empresa avaliar como você se expressa (comunicação), seu conhecimento técnico e apresentação pessoal.

É importante o entendimento que, apesar de ser algo recente para muitas pessoas, essa maneira de seleção é simples e, havendo o preparo necessário, trará muitas vantagens. Tudo aquilo que é novo assusta em um primeiro momento, mas reforçando:

 Qualquer habilidade pode ser aprendida e desenvolvida desde que haja estratégia e conhecimento adequado.

Para você que está buscando novas oportunidades, ou simplesmente pensando em mudar, fique atento, pois essa tendência chegou para ficar e é importante você se sentir preparado.

 Então, segue algumas dicas para você sair na frente:

  • Apresentação pessoal: é fundamental conhecer e entender os aspectos envolvidos no que diz respeito a sua imagem pessoal e profissional. A forma como você se apresenta, incluindo suas atitudes, faz toda a diferença na sua carreira. Em um vídeo currículo você deve se apresentar da mesma forma como iria a uma entrevista e, caso haja essa gap, é essencial buscar esse conhecimento. Detalhes são importantes e devem ser observados, como roupa, cabelo, maquiagem, barba feita, unhas e postura.
  • Questões técnicas também são importantes, como local da gravação, atenção ao barulho e à iluminação. Escolha um local (que pode ser na sua casa), que disponha de uma parede neutra ao fundo.
  • Horário: Escolha um horário que não haja barulhos de carros, obra, ou pessoas falando no ambiente. Jamais fique posicionado em frente a uma janela, pois isso irá deixar sua gravação escura. Caso a iluminação do ambiente não seja suficiente, você pode colocar um abajur ou luminária em frente ao computador e fazer testes para verificar a iluminação correta.
  • Direção do olhar: Outra questão técnica importante é sempre olhar para a câmera como se você estivesse falando diretamente com o recrutador, e não olhar diretamente para você no seu computador, pois pode atrapalhar e prejudicar a sua gravação .Caso seja gravado no celular, opte por gravar na horizontal e não utilize a câmera frontal, pois a qualidade será inferior.
  • Apoio: Você pode também pedir a alguém que grave para você, ou utilize um suporte, o tripé, por exemplo, que possa auxilia-lo (a), e está disponível em diversas lojas. Preste atenção ao seu enquadramento no vídeo: veja se você está centralizado na imagem.
  • O contato visual é um item importante e, caso você tenha dificuldade, esse é o momento também de procurar desenvolver essa habilidade de comunicação. Treine (várias vezes) antes da gravação final, se assista e perceba como você se comunica e se você está satisfeito (a) com seu desempenho.
  • Sobre o conteúdo do vídeo currículo: A empresa pode pedir que você faça um vídeo de apresentação e estabelecer um tempo de duração. Pode ainda enviar algumas perguntas específicas que você deverá discorrer a respeito. Alguns exemplos de perguntas que são feitas:
  • Resuma sua vida profissional destacando suas principais superações.

  • Por que você quer sair da empresa atual?

  • Qual seu salario atual e pretensão salarial?

  • O que te chamou a atenção nessa vaga?

Sobre o Resumo profissional, é importante realizar um roteiro com seu resumo profissional, pois como se trata de uma pergunta abrangente, poderá haver muito conteúdo e as ideias e informações devem ser passadas de forma coerente e objetiva. Priorize suas últimas três experiências falando primeiro da mais recente e após das anteriores. Organize os principais fatos e destaque seus cases de sucesso, sempre embasando seus resultados. É fundamental demonstrar autoconhecimento e segurança, então, pense no que foi mais importante na sua carreira e tenha clareza se essas informações estão alinhadas à vaga que você está enviando seu currículo e, se faz sentido você dar foco ou não em uma determinada experiência.

Formule uma estratégia específica para cada pergunta, de forma que você consiga falar a respeito respondendo a questão solicitada de forma convicta e assertiva.

Caso não sejam feitas perguntas específicas e exista apenas a orientação de falar sobre você, então, cuide para que seja falado sobre sua vida profissional e também traga um pouco da sua vida pessoal como seus hobbies ou preferencias, mas lembre-se que o foco é profissional. Procure não ler um texto pronto. Fale com espontaneidade sobre sua vida.

  • A linguagem não verbal também deve ser utilizada e o uso das mãos pode ajudar você na sua fala. Ficar engessado no vídeo ou mexer em excesso as mãos pode atrapalhar, então, atente a sua consciência corporal. Observe sua expressão facial durante sua exposição e mantenha entusiasmo ao falar de si mesmo. Não é necessário que você fique sério durante todo o vídeo, e pode ser muito positivo se você sorrir em alguns momentos.

Ao final do vídeo, é essencial que haja um fechamento do conteúdo que foi apresentado, demonstrando disponibilidade para dar continuidade ao processo, além de uma mensagem de agradecimento.

Se você possui um perfil mais introvertido e não se sente a vontade com essa tendência, é importante que procure seu desenvolvimento nos aspectos que você percebe a necessidade de melhorar.

Quer um auxilio para treinar o seu vídeo currículo? Fale conosco, teremos o prazer de saber mais sobre a sua carreira.

[Quer receber mais conteúdo como esse? Entre aqui e se cadastre na nossa lista VIP: https://m.me/WakeUpCarreira]

 

 

Escrito por Alice Ferraz.

Especialista em Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *