Próximo passo na carreira: Gestão ou Especialização Técnica?

E eis que chega aquele momento de tomada de decisão: Partir para um cargo de gestão ou especialização na área?

Infelizmente nem sempre essa decisão vem pautada em perfil e aptidão. É comum que essa decisão venha através de uma “ordem superior”, ou que seja motivada por oportunidades que representem maior ganho financeiro e status.

Porém, é preciso compreender que um bom profissional técnico não é necessariamente um bom gestor. E o contrário também se aplica.

É frequente vermos profissionais que são excelentes na execução técnica da sua profissão. E que, o reconhecimento dessa excelência vem com uma promoção e nesse novo papel os resultados não são tão satisfatórios.

E esse modelo de carreira linear foi o mais usual nos últimos anos. Até porque as opções também eram muito restritas e não existia a possibilidade de um maior desenvolvimento profissional.

“Ser gestor”, era, na maioria das vezes, o objetivo de carreira das pessoas. Sempre representou status.  Mas isso se tornava um problema quando não se tinha habilidade e treinamento para gerenciamento de equipes. Isso gerava resultados ruins do ponto de vista da empresa e gerava insatisfação para os funcionários.

Com esses resultados nem sempre satisfatórios, somados a novas demandas e evolução do mercado, criou-se a visão de carreira em Y que dá a possibilidade de reter os talentos com alto grau de conhecimento técnico, e que gostam realmente de colocar a mão na massa, sabendo propor novas soluções para os mais variados problemas, com o status e a remuneração proporcional aos gerentes. Tem esse nome “Y” pelo desenho da letra:

 

Ou seja, esse formato propõe a avaliação tanto do ponto de vista do profissional, da empresa e dos próximos passos na carreira. Se seguirá para gestão ou especialização, considerando as experiências, o perfil, a aptidão e interesses de todos e principalmente, proporcionando o desenvolvimento contínuo seja qual for a opção.

Para entender melhor as imagens abaixo demonstram a visão de carreira linear e a visão de carreira em Y:

 

Qual o próximo passo da sua carreira? O que você prefere? Para o que de fato você está preparado? E o principal: o que você de fato quer?

 

Escrito por Ketlin Lopes

Especialista em Carreira

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *