Comportamento digital no mercado de trabalho. Qual é sua conduta?

Você já pensou o quanto seu comportamento digital pode impactar na sua imagem profissional e como tem sido esse comportamento?

Desde a popularização da internet, em meados do final da década de 90, essa questão começou a existir, mas na última década ganhou força e importância em vários aspectos.

Quando você conversa com uma pessoa no seu ambiente de trabalho existe um comportamento padrão o qual seguiu baseado em normas e condutas sociais, como o aperto de mão,  a linguagem formal,  a distância respeitada, evitando invadir o espaço da outra pessoa e a despedida formal. Quando pensamos no comportamento digital, seja ao escrever um e-mail para seu chefe ou cliente importante, ou ainda em uma web conferência, alguns desses itens acabam esquecidos por se tratar de um ambiente online, visto por vezes como mais informal que o presencial.

Comportamentos inadequados nas redes sociais são observados diariamente, resultando até mesmo em demissão por justa causa.

Nesse contexto, cabe a reflexão de como você se comporta em meios digitais e como esse comportamento pode gerar uma boa ou má imagem profissional.

  • Se formos pensar na utilização do Whatsapp, é importante pensar que para estabelecer conexões profissionais com clientes, funcionários ou chefia, por exemplo, é preferível utilizar uma linguagem polida durante a conversa, e sempre se despedindo ao final da conversa. Se houver o contato pela outra pessoa e não for possível retornar na hora, cabe deixar uma mensagem automática ou avisar que assim que possível será respondido. Evite visualizar uma mensagem profissional e não responder nada à pessoa, pois demonstra falta de interesse e falta de educação.

 

  • Em redes sociais como Instagram, Facebook ou LinkedIn é importante ter em mente que o comportamento apresentado será também sua imagem profissional.  Deve haver coerência no que você posta e compartilha com sua conduta profissional. Se você fizer um perfil no LinkedIn é importante que entenda que se trata de uma rede específica para contatos profissionais e sua linguagem ao abordar as pessoas deve ser mais cortês, principalmente com pessoas que você não conhece. Procure se atentar ao fato das abordagens serem de caráter profissional e não pessoal. Em redes sociais que possuem a posição de ser pessoal também é importante que haja uma atuação cuidadosa quanto a opiniões, compartilhamentos, páginas curtidas e demais informações sobre seus posicionamentos. Observar a foto de perfil, foto de capa e quais informações você está divulgando também são itens importantes que você deve observar em qualquer contexto.

 

  • Ao escrever e-mails empresariais observe além da linguagem, a ortografia e gramática da língua e procure sempre responder seus e-mails em um prazo viável confirmando agendamentos de reuniões.

 

  • O comportamento digital também ocorre durante entrevistas e videoconferências, por exemplo, sendo importante observar como você irá proceder. Jamais chegue atrasado a um compromisso digital. Seja participativo de acordo com o contexto proposto evitando não se manifestar e esteja atento a sua postura, vestuário e local o qual você está localizado. É relevante pensar que um evento digital também requer ações formal tais como se você estivesse de forma presencial.

Esteja preparado para qualquer situação profissional que exija um comportamento digital adequado e procure sempre se atualizar frente a tendências de comportamentos digitais pertinentes a sua carreira.

 

Alice Ferraz.

Especialista em Recolocação.

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