O que significa “trabalhar” para você?

A palavra trabalho vem do Latim tripalium, que era, um instrumento utilizado na lavoura. Em fins do século VI, este passou a ser também o nome de um instrumento romano de tortura. Este sentido de castigo e falta de liberdade permeou por muito tempo na nossa sociedade.  A etimologia da palavra é muito forte, e até hoje muitas pessoas consideram o trabalho uma verdadeira tortura diária.

Historicamente, o dia 1º de Maio ganhou essa data relacionada ao Dia do Trabalhador em 1886, quando foi realizada uma manifestação nas ruas de Chicago, EUA, para reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. No Brasil, este dia foi decretado feriado nacional em 1925 com o fortalecimento da classe operária e das lutas dos direitos dos trabalhadores.

Hoje, ainda percebemos o sentido do Trabalho fortemente ligado a obrigação e castigo. Mas indiscutivelmente muita coisa mudou, e o próprio significado do trabalho vem sofrendo mudanças drásticas, talvez jamais imaginadas por nossos avós ou até mesmo nossos pais.

Temos tantos novos métodos, formas, razões e sentido ao trabalho que ficou complexo falar sobre este assunto.

Elenco abaixo algumas mudanças recentes na história do trabalho que podem nos ajudar a entender este momento de desenvolvimento com essas mudanças que acontecem cada vez mais exponenciais:

  • Jovens preocupados em vincular o trabalho ao seu propósito de vida.
  • Preocupações com a mobilidade urbana e incentivo ao formato de Home-office.
  • Jornadas de trabalho sem fronteiras com o acesso a informação em tempo real.
  • Relações de trabalho mais flexíveis.
  • Criação constante de novas profissões, desaparecimento de outras.
  • Geração do SER contrastando com a Geração do TER.
  • Tecnologia reinventando o sentido de PRODUTIVIDADE.
  • Startups de hoje formando as grandes empresas do amanhã.
  • Incentivo a inovação e a criatividade em escolas e universidades.
  • Culturas de Gestão cada dia mais flexíveis e autônomas.
  • Pessoas preocupadas com a reputação e a missão das empresas antes de aceitar oportunidades de trabalho.

Esses são alguns poucos exemplos, mas que demonstram o momento maravilhoso e cheio de oportunidades que estamos vivendo, que ajudam a ressignificar este sentido pesado que a palavra traz na sua história.

Para quem ainda não o fez, para mudar o rumo das suas conquistas e trazer realização profissional, um bom começo é estar mais conectado a essas transformações e pensar na sua Carreira pautada nas oportunidades do momento com otimismo e propósito.

E o primeiro passo para escrever um futuro próspero para o seu TRABALHO é dar um sentido lindo para esta palavra. Além disso, é necessário estar por dentro do momento ímpar que estamos vivendo para conseguir perceber e “pescar” as oportunidades.

Trabalho faz parte do sistema complexo da nossa vida. Quando bem planejado e compreendido, traz plenitude e felicidade.

Quer ajuda para encontrar um significado do seu trabalho? Conte conosco!

 

Escrito por Bruna Leonardi

Especialista em Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *