Vencendo a Procrastinação!

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. É um comportamento normal do ser humano, mas que é o responsável muitas vezes por não entregas e impacta na realização de rotinas pessoais e profissionais.

Estamos falando daquilo que sabemos que precisamos fazer e mesmo assim não fazemos ou demoramos para fazer.

É preciso visualizar o que se perde sendo vencido pela procrastinação e o que se ganha vencendo ela.

Qual o custo de não se fazer o que é necessário? Quais conseqüências a procrastinação pode gerar a curto, médio e longo prazo?

E como aqui o objetivo é focar no que pode te ajudar, vamos a algumas dicas para te ajudar a parar de procrastinar:

  1. Organize-se: Registre o que você precisa fazer e distribua em sua rotina de acordo como nível de prioridade e urgência das tarefas estabelecidas. Uma boa dica é intercalar as atividades mais “pesadas”, que precisam de mais esforço, assim você não gasta toda sua energia em uma tarefa só. Por exemplo:

Tarefa 1 – Precisarei separar 40 minutos para realizar essa tarefa.

Tarefa 2 – Precisarei apenas de 5 minutos.

Tarefa 3 – Precisarei de 15 minutos para realizar.

Tarefa 4 – Precisarei de 1h30 para terminar tudo referente à essa tarefa.

Planeje minimamente a ordem delas antes de começar a fazer as coisas.

Não esqueça de colocar na sua organização aquelas tarefas que faz sem procrastinar, pois assim elas não colaborarão com a procrastinação, já que muitas vezes começamos a fazer outras atividades mais “tranquilas” no lugar daquelas que realmente devem ser feitas.

2. Rotina: Estabeleça rotinas e hábitos para te ajudar a realizar as tarefas. Definir dias para cada prática necessária. Dias de estudo, dias de praticar exercício físico, dias de sair, etc.

3. Quebre uma grande meta em pequenas tarefas: Em vez de ir em direção a um grande acontecimento, estipule objetivos menores que te ajudarão a chegar na linha de chegada. O ideal é marcar quando você pretende começar e acabar a tarefa, e ficar de olho no caminho que fará para terminá-la.

4. Burle a procrastinação. Descubra o que pode ser distração (redes sociais, celular, etc.) e afaste de você e foque no que deve ser feito.

5. Recompense-se: Se permita  mini presentes que podem servir de motivação para o seu trabalho. Ao  terminar uma tarefa, desfrute de uma recompensa: de um intervalo de alguns minutos até uma xícara de café, vale tudo — mas com moderação.

6. Comece: A dica mais simples também é verdadeira: antes de qualquer coisa, você precisa começar a fazer o que precisa. Senão acaba voltando para o ciclo vicioso da procrastinação.

7.Descubra o seu melhor modo: Qual a melhor maneira de executar as tarefas? Existem algumas técnicas que podem te ajudar, como o POMODORO por exemplo, que divide a tarefa em tempos de execução e concentração máxima(25 minutos)  e tempos de descanso (5 minutos). Procure a que melhor se encaixa à sua rotina e mãos à obra!

Ketlin Lopes

Especialista em Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *